domingo, 31 de janeiro de 2010

PROjovem de Divinopolis é destaque no site do MDS


Na sexta feira dia 29/01 o site do MDS deu destaque ao Programa socioeducativo Projovem Adolescente na sua pagina incial.A reportagem em sua integra ficou assim;
Você está aqui: Página Inicial → Noticias → Jovens de Divinópolis (MG) encontram nos CRAS oportunidade para uma vida nova
Ações do documento Jovens de Divinópolis (MG) encontram nos CRAS oportunidade para uma vida nova
29/01/2010 - 06:30

Parcerias entre Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e entidades publicas e privadas criam esperança e reforçam cidadania de jovens no Município mineiro


Os cursos de primeiros socorros estão entre as diversas atividades oferecidas aos participantes do Projovem Adolescente em DivinópolisA oportunidade de se profissionalizar e conquistar espaço no mercado de trabalho, de ter acesso a opções de lazer e de reforçar o senso de cidadania tem mexido com a vida de centenas de jovens de Divinópolis (MG). O trabalho da equipe do Projovem Adolescente – programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – em parceria com a Fundação Educacional de Divinópolis e Universidade Estadual de Minas Gerais (FUNEDI/UEMG), entre outras entidades, é responsável pelo encaminhamento de muitos divinopolitanos ao mercado de trabalho. Essa tem sido a marca do trabalho desenvolvido nos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

A parceria acontece desde abril de 2009 e já foi renovada para 2010. Após concluir os cursos oferecidos nos CRAS, muitos desses jovens vencem o desafio de entrar no mercado de trabalho. É o caso de Oséias Silva Dias, 16 anos. Ele trabalha em um mercado como repositor de mercadorias. “Um amigo me chamou por causa dos cursos. Na primeira semana eu já gostei e estou lá até hoje. Já faz um ano e meio. Agora abriu o [curso] de informática e eu pretendo me inscrever. No fim do ano eu tenho interesse em subir de cargo”, planeja Oséias.

Neste ano, será introduzida na iniciativa a plataforma de cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com uma nova metodologia e novas oportunidades no mercado de trabalho.

Projovem Adolescente - Modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Adolescente é voltado, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos. Serviço socioeducativo de convívio de assistência social, o programa integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A coordenadora dos CRAS e integrante do Conselho Municipal da Juventude de Divinópolis, Adriana Eva, aponta os resultados da iniciativa. “O êxito do Projovem Adolescente pode ser constatado com melhorias na qualidade de vida e na redução dos índices de violência”. Sua declaração se baseia na realidade vivida no dia-a-dia e também num trabalho coordenado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que diagnostica a exposição do jovem brasileiro à violência, em termos quantitativos e qualitativos. A pesquisa, inclusive, utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Temos que comemorar esse resultado. Sabemos que ele só foi possível através do investimento em políticas públicas específicas para a juventude, e principalmente de programas como o Projovem Adolescente, que trabalha no território e tem um acompanhamento com as famílias e a rede de serviços, através da equipe do CRAS”, finaliza Adriana.

Cidadania e Lazer – Outra premissa deste programa do Governo Federal voltado para os adolescentes - e executado em parceria com os Municípios - é trabalhar com valores sociais, éticos, políticos e de cidadania, possibilitando a eles conhecerem os serviços e políticas existentes em sua comunidade, promovendo o acesso aos direitos sociais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, num trabalho coordenado com os Centros de Referência, promove regulamente treinamentos e capacitação da equipe responsável pelo Projovem Adolescente em Divinópolis.



O Projovem trabalha com valores sociais, éticos, políticos e de cidadania e incentiva a convivência harmoniosa entre jovens e idososNo que diz respeito aos participantes do programa, as atividades são diversas, como os cursos de primeiros socorros, por exemplo. Além de receberem iniciação profissional e social, os adolescentes têm a oportunidade de absorver a cultura regional e de se divertir em atividades de lazer. O jovem Gabriel Márcio Gonçalves relata como entrou no programa e quais os seus planos para o futuro. “Há um ano, uma assistente social visitou a minha casa e me convidou para participar do Projovem. Já fiz uns 16 cursos. Os que eu mais gostei foram os de Atendimento ao Consumidor, Merchandising de loja, Windows, Excel, e Word”. E Gabriel deixa claro o tamanho de sua disposição. “Eu pretendo continuar com cursos sobre vendas e informática, depois pretendo fazer o de eletrônica.” finaliza Gabriel.

Entre as atividades que envolvem cultura regional, o CRAS de Divinópolis oferece: participação e valorização de eventos e artistas da cultura popular local; oficinas com pinturas artísticas; exposições de textos nos espaços públicos do Município; oficinas poéticas com artistas locais; promoção e participação em oficinas do Ponto de Cultura; e ciclo de debates.

Na área artística, a dança despertou grande interesse nos adolescente, o que permitiu aos educadores trabalharem aspectos relacionados com o desenvolvimento social. “Eu gosto demais do CRAS, aqui eu já fiz aula de dança, capoeira, street dance, praticamos esportes e assistimos a filmes. Se eu não estivesse aqui, estaria na rua fazendo coisa errada” declarou, aos risos, Lívia Azevedo Maia, de 16 anos.

O Plano de Trabalho para 2010 foi feito de forma participativa, numa tentativa de garantir a ampla e concreta participação dos jovens. Os CRAS de Divinópolis pretendem dar continuidade às atividades, focando as ações que visam a orientação cidadã e a inserção destes adolescentes no mundo do trabalho, a partir de um diagnóstico das principais viabilidades econômicas e demandas do Município. Além de manter as entidades que acompanharam o programa ao longo do ano de 2009, novas parcerias serão criadas com empresas e indústrias neste ano.

Divinópolis é um Município que possui 709 km² e 216,099 mil habitantes. Destes, cerca de 58 mil são jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, de acordo com informações do Conselho Municipal da Juventude e IBGE. O Projovem Adolescente atende 300 adolescentes, distribuídos entre o CRAS Sudeste: Rua Xisto Gontijo, 170 – Bairro Interlagos; CRAS Nordeste: Rua José Santos Silva, 41 – Bairro Danilo Passos II; e o CRAS Sudoeste: Av. Amazonas, 619 – Bairro São José.

Wellington Oliveira


Informações para a imprensa
Wellington Oliveira / Aline Menezes
(61) 3433-1065 / 3433-1051
ASCOM / MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário